domingo, 15 de fevereiro de 2009

Esta postagem foi feita no âmbito de uma actividade de formação realizada com um grupo Efa no Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar (CFPSA-Porto). Aqui fica...


No âmbito do tema da diversidade cultural foi proposto ao grupo a realização de um trabalho ambicioso. Este, consistia na construção de um mapa-mundo/mural que espelhasse a diversidade de trajes (vestuário) e construção arquitectónica típicos de vários pontos do globo. Sem querer ser rigorosamente exaustivo nessa busca, tínhamos como principais objectivos a constatação da multiplicidade de realidades e, numa segunda fase, o esforço de nos colocarmos no papel daquelas diversas realidades, procurando imaginar como seria o dia-a-dia daquelas populações. Uma excelente atitude de cidadania!
O primeiro resultado do qual vos dou conta é então o mapa construído. Intitulado “Um só mundo … múltiplas culturas” retrata-nos de forma imagética a diversidade de geografias vividas por cada um dos povos mundiais.

Mais importante que esse “mosaico” cultural é o esforço, por vezes superior à mente humana, que é o de se colocar em perspectiva, vivenciar o ponto de vista do outro, vivenciar a realidade de outro por breves minutos que seja. Esse descentrar dará certamente origem a diversos “cocktails” de situações que nem sequer existem, libertará um conjunto de ideias pré-concebidas sobre conceitos tipificados que vigoram na opinião pública em geral. Exaltem-se esses estereótipos…

(artigo publicado enquanto formador de Cidadania e Empregabilidade, do curso EFA B3 do CFPSA)

Sem comentários: