Hoje trago mais uma pérola…tipicamente nossa!
Esta é uma história verídica, que fruto da minha observação atenta e curiosa, me leva a efectuar esta partilha.
Local: Avenida dos Aliados/Pr. General Humberto Delgado – Invicta.
As medidas do Governo para travar o desemprego estão a resultar em pleno, mas a factura a pagar… deixo que analisem.
Para iniciar a minha história solicito um recuo no tempo (mais ou menos um mês) até às festividades do 25 de Abril. Começo então aqui.
No dia em que finalizavam a desmontagem, novo aparato surge na praça central da cidade. Uma outra empresa de "montagem e desmontagem" chega… afim de começar a montar a estrutura que irá receber as (a)normais forças sindicais que irão lançar as habituais palavras de ordem nas celebrações do 1 de Maio. Nota muito importante: este palco dista alguns metros do que estava acabando de ser desmontado. Aqui sim, houve planeamento, não fosse ser no mesmo sítio e ainda tinha uma disputa legal com chorudas indemnizações.
Dois dias volvidos e o palco tinha desaparecido…eis se não quando… nova empresa surge no horizonte. Mais uma estrutura para montar! Desta vez é a tradicional festa da Universidade – cortejo académico.
Recapitulando: palco 1 (25 de Abril), palco 2 (1 de Maio), palco 3 (4 de Maio). Bom… ainda não acabou.
Continuando…
Mais 2/3 dias para desmontar a última edificação e para que ninguém estranhe o reboliço… novo alvoroço surge. Agora há que montar o palco para sua santidade que vem de visita. Mais ou menos cinco dias de preparação e montagem para receber o chefe de Estado do Vaticano. O momento justificava algo em grande! O senhor lá foi embora e, daquilo que restou do saque feito por populares, houve que proceder à desmontagem da estrutura. Se pensam que acabou… enganam-se! Este momento espiritual encerraria a história com chave de ouro, mas…
Cá estamos, hoje, menos de uma semana depois do Papa ter ido embora e ainda mal refeitos da desmontagem das estruturas eis que … aí está o movimento, a agitação, a loucura! Toca a montar mais uma mega estrutura. É que neste fim-de-semana vamos receber uma prova de demonstração do WRC (Campeonato Mundial de Rally) e … a estrutura está a erguer-se.
De tudo isto resultam duas coisas: o Porto está em grande, só faltou a festa do título; e para além disso estamos todos loucos? Andamos há um mês a montar e desmontar estruturas e estruturinhas que, alimentam muitas bocas, mas que sorvem muitos dos nossos recursos. Há que tirar as lições positivas: promovemos o emprego! Enquanto uns montam e desmontam, outros pagam e financiam esta verdadeira política de planeamento urbano… uma manta de retalhos que se vai ajustando e justapondo e que dá vida à cidade! Vai uma dica… Continuem a montar e a desmontar, pois vem aí o 10 de Junho e logo a seguir o S. João…
Como diz o outro: “E o burro sou eu?”