segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dinâmicas de grupo - a verdade escondida!


Sempre gostei de pessoas! Passo imenso tempo a observar as suas dinâmicas ... mas quanto mais observo ... menos descubro! Tem dias …
Por essa razão o meu coração é grande e cabem lá todos! Contradição? Vejamos.
Enquanto alguns não percebem as razões dos outros e tomam a decisão de os marginalizar, eu procuro praticar o "segredo da inclusão".
Qual é esse segredo?
Pensar que todas as pessoas têm razões para agir desta ou daquela maneira. Logo ... merecem a minha confiança, o meu apreço ... o meu amor!
Sou inclusivo ou tenho o coração grande?
Sou prático! Porque razão vou ser "mau" para alguém pelo facto desse alguém ter (eventualmente) prejudicado outro. É assim que habitualmente se faz na sociedade, daí as políticas de integração e reinserção serem o que são!!!! (Aprendi muito na cadeia ... dou lá formação, não é crime!!).
Vejamos a seguinte sequência de acontecimentos:
-O cidadão A prejudica (eventualmente) o cidadão B;
-O cidadão B conhece o cidadão C e narra a sua história;
-O cidadão C que se "dava bem" com o cidadão A, esfria a sua relação com ele.
-O cidadão D assiste a tudo isto de fora, de longe, mas como simpatiza mais com C, logo age fazendo justiça contra A;
-(...)

Passado muito tempo (1 dia, 1 ano ... nunca) o cidadão B reconhece que o A nunca o tinha prejudicado e voltam a entender-se ... as voltas que o mundo dá!
Entretanto ... "muitos filmes foram feitos", muitas coisas foram ditas, muitos mal-entendidos aconteceram ... muitos desencontros se deram.
Deixem-me acreditar na minha teoria ... por favor!!
Deixem-me acreditar que as pessoas que gosto são boas e desinteressadas. Deixem-me "levar com pancada" se for caso disso!
Deixem-me ter essa contribuição para um mundo, que não sei se é melhor ou pior, mas é aquele em que gostaria de viver.
Sejam inclusivos ... partilhem o segredo, ou se não forem capazes ... ignorem, não falem, não critiquem, não "desambientalizem".
Apenas há lugar para dois tipos de pessoas: as de quem gosto (felizmente são muitas) e as que não gosto ou não conheço. Em relação às primeiras, transmito-lhes o segredo em forma de calor ... dou-lhes amor; no tocante às segundas ... deixo-as longe do meu pensamento! Perante estas fico indiferente, logo não gasto energia a criticar ... canalizo-a para dar às primeiras!
Enquanto "condutor" de pessoas procuro passar o segredo. As reacções são duas: alguns vêem sentido na teoria, outros não. Os primeiros podem agora passar à segunda etapa - passar a mensagem, tornando-se isto numa espécie de pirâmide invertida em que sou apenas um ponto, um vértice, um suporte para a estrutura que se alarga para o topo. Os segundos - sejam felizes!
Percebem agora porque uma das minhas obras de eleição é "Favores em Cadeia". Mal sabia que à segunda-feira é o dia de ir para a cadeia (Custóias) - palco ideal para os favores, mas deixo isso para as estruturas já montadas.
Tudo é relativo, tal como o segredo deste segredo, tal como eu ou as minhas ideias, ou qualquer um dos leitores deste post.
Se assim é, façamos diariamente exercícios de relativização ... vamos começar!
1- Todos somos diferentes (óbvio!);
2-Não podemos gostar de toda a gente de igual forma (claro como a água!);
3-Devo gastar energia com quem gosto (não sou idiota!);
4-Devo ignorar quem não quero no pensamento (lógico!)

Logo ...
"devo ser cauteloso em criticar e generoso em elogiar"
...porque...
-que direito temos de julgar?;
-quem nos habituou a herdeiros do justiceiro?
...mais um exercício (idiota!!! e um bocado panisgas!!!) ... pratiquem...
Por cada crítica feita devemos beijar cada uma das pessoas de quem gostamos (uma espécie de lei de compensação).
Como eu gosto de muita gente, não me chegavam as 24 horas do dia para beijar ... todos!
(Já estou a imaginar algumas pessoas a provocar a ira em mim só para serem beijadas!!!)
Logo, para não criar injustiças, opto pelo facilitismo - não critico ... muito ... às vezes ... com alguns ...!
Não que não goste de beijar, mas porque tenho o meu tempo todo contadinho ... para as coisas boas.
O que são coisas boas?
Aquilo que faço: FAZER/CRESCER COM/AS PESSOAS
Eis o segredo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei sem palavras...
É sem duvida nenhuma uma das melhores pessoas que conheci!!
Digo eu... são coisas que eu penso...

Anónimo disse...

Não fiquei admirada por descobrir que existe uma pessoa no mundo com uma capacidade de "perdoar", e ensinar valores, que muitos já esqueceram..., admirada fiquei de ter o previlégio de um dia poder ter conhecido alguém assim...
Existem fortes probabilidades de terminar este curso, de envelhecer,de nunca mais nos encontrar-mos..., no entanto, as únicas certezas que realmente tenho, é que durante todo este processo, estas várias mudanças que poderão vir a acontecer na minha vida, esquece-lo, não será uma probabilidade..., será o impossível...
Acredito que tudo o que escreveu o sente de coração,meio mundo luta por esses valores, deita lágrimas por quem ama, amou, perdeu, mas não faz nada para tentar mudar... Não me peça para gostar e entender, quem um dia gostei ou entendi, existe sempre uma probabilidade de perdão, mas quando aparece alguem como você, todos por quem lutamos um dia, e que ao os olharmos novamente não vimos mudanças, então não vale a pena, deixam de ter valor.
Tentamos sim, olhar à nossa volta e tentar procurar alguém com os mesmos valores... isto claro se a sorte bater à porta 2 vezes...

Anónimo disse...

É sem dúvida a coisa mais bonita que escreveu e que eu tenha lido. É bom saber que ainda existem pessoas que se dão ao "trabalho" de conhecer os outros. Não deixe que os outros ou as circunstâncias mudem a sua maneira de pensar e continue a ser o sonhador que é porque sem sonhos não somos nada.

Anónimo disse...

É pena que todas estas lindas palavras por vezes não passem disso mesmo...lindas palavras!Pura demagogia!

Anónimo disse...

Para quem consegue ver beleza apenas nas palavras ... temos pena! Mas ainda estamos a tempo! Fica uma dica: a beleza está nas pessoas! Foi um tiro ao lado ... ou em direcção ao espelho!

Anónimo disse...

Muitas pessoas irão entrar e sair da tua vida, mas somente algumas deixarão marcas no teu coração…
Tu deixaste a tua… no meu.
Não mudes nunca… (MESMO)!!