Esta é uma questão pertinente levantada pelos Contemporâneos.
De facto, olhando ao seu traje típico, ficamos com algumas dúvidas. Mas tanta coisa que parece e não é!
Com a mania da perseguição, acho mais que se trata de uma campanha das guerras Norte-Sul!
O S. António será macho? Não pelo aspecto, só se for pelo nome!
Deixem o S. João em paz!
Este santo tem um aspecto feliz ... já repararam? Não se apresenta encapotado por uma batina, escondendo sabe-se lá o quê! De aspecto desnudado, enfrenta a multidão... e tantas vezes sai à rua (para a semana será a quarta ... só este ano!!!!!!). Para além de tudo isso vive no Porto, a verdadeira capital ... da francesinha, pois claro!
Mais... não é casamenteiro. Com a crise que se vive nesse "metier", o S. António vai certamente engrossar a lista da Segurança Social. Pelo contrário, o S. João, sendo nortenho tem uma vantagem: nem que não tenha emprego ... arranja uns biscates! Isto se quiser trabalhar... pois com um jeitinho arranja o Rendimento Social de Inserção (RSI= Resíduos Suficientes dos Impostos), pois conhece alguém que trabalha com a prima da amiga da mulher da tia do cunhado...
O S. João, se não é do Porto só pode ser brasileiro: não tem nada para vestir, não tem onde cair morto, e mesmo assim sorri e espera pelo próximo arraial... para um pé de dança! Como se diz lá num sítio que eu conheço, o S. João é um "folineiro" (traduzindo, gosta de folia). Folineiro, não funileiro.
Folineiro é de homem! Funileiro é panisgas!
Viva o S. João ...
1 comentário:
S. João folineiro... é d'homem, é! O Sto. António? Que panisgas! E o S. Sebastião? Rabiças! :-)
Enviar um comentário