O ano de 2008 teve 366 dias e nele cabe um abecedário de figuras, factos, acontecimentos figurinhas e cromos!
Aqui vai a minha ... difícil escolha:
A - ANTOclismo® - já é um acontecimento! Apenas com 20 dias de vida já teve mais de 250 páginas visitadas. Vale a pena o destaque?!?!
B - BCP, BPN, BPP, Bolsa, B... - A situação posta a nú ... mas que todos nós já sabíamos. Como sou do Porto podia acrescentar o Bictor (Constâncio) como um colaboracionista! Parabéns, pelo caos a que ... ainda não chegamos! O que falta poderá ser pior!
C - Crise - Esta palavra não sai na nossa boca. A pergunta é ... será que já batemos no fundo? Por favor alguém me responda positivamente! Crise económica, crise de valores, crise na educação, crise na justiça ... crise! E eles a dizerem ... não há crise! Engulam!
D - Democracia - Tenho 33 anos e sempre me habituei a viver com ela. Sinto, contudo, ultimamente, alguns tiques de falta da mesma. A comunicação social, sondagens ... o "bufismo e delacção" como prioridade. Será impressão minha! Será mania da perseguição?
E - Educação- Os problemas da Educação não se resumem a estas lutas intestinas entre ME e Plataforma. Isso é a ponta do iceberg. O que está mal é: premiar o facilitismo, deixar de valorizar a excelência e o sucesso, fabricar resultados/estatísticas, ter salas com 25 e 30 alunos, as escolas não terem condições físicas ... Que futuro será o deste país? Que educação terão os meus descendentes? Que valores transmite a escola? Qual o papel dos professores (onde me incluo)? Reforma ... que reforma? Reforma é mudar para melhor ... ou será mudar por mudar?
F - Fidel Castro - Chegou ao fim a sua governação directa, o que não significa que a "revolução castrista" tenha chegado ao termo. A transição foi tranquila e sem os esperados (e desejados por muitos) momentos de revolta e caos. A pergunta que se impõe é: o que vai mudar?
G - Gatos Fedorento - Honra seja feita a quem ainda nos consegue por a rir! Este humor pertinente merece destaque. Mas os rumores de interferência do poder na "linha editorial" não passaram disso mesmo? A minha mania da perseguição? A Autoridade da Comunicação a sugerir que se distribuissem os sketch's de igual tempo entre governo e oposição? É lógico? Vão ceder? Ou sou eu a ser perseguido?
H - Hospitais - Já ninguém se lembra que fecharam não sei quantas urgências de hospitais. Como posso eu ir viver para Bragança (por exemplo), se já não há meninas brasileiras ... e agora não há serviços médicos! Boa forma de contariar a desertificação do interior!
I - Insegurança - O ano de 2008 foi marcado por vários momentos em que o sentimento de insegurança passou por todos nós: assaltos violentos às gasolineiras (...ladrão que rouba ladrão ...); assaltos com reféns a bancos (...ladrão que rouba ladrão ...), carjacking, crimes na noite ... Estes acontecimentos mostram a imagem de um país tal como ele é - subdesenvolvido. Senhores que mandam: o desenvolvimento de um país também se mede pelo bem-estar e segurança... e apesar de gostar da América Latina ... não pretendo copiar os seus parâmetros de segurança. Ou será a moeda de troca pelos Magalhães que enviamos?
J - Justiça - Porque não subtrair esta palavra do nosso dicionário? Ela não existe! Fraudes fiscais, crimes económicos, currupção, tráfico de influências no poder político, Casa Pia, Apitos, ... e eu é que sou o burro? Não brinquem connosco!
K - Keynes - Toda a teoria económica, pode não estar em causa, mas está mergulhada numa profunda reflexão. O subprime, as bolsas de valores em (quase) colapso, a crise financeira (para já) e a económica que não tarda ... colocam em causa o que pareciam ser as virtudes de todo um sistema. Continuo a dizer - O sistema não é perfeito ... mas se calhar ainda é o melhor...
L - Lisboa, tratado de - Foi um sucesso ... no dia e ... um grande fracasso pouco tempo depois. "No to Lisbon" não é o nome de nenhuma digressão dos Rolling Stones. É sim frase repetidamente ouvida e que poderia fazer rolar muitas pedras (cabeças). Felizmente, ou não, chegou a crise do petróleo, logo seguida da financeira e a económica ... o que irá apagar (talvez) as repercurssões do "No to Lisbon".
M - Magalhães - "...Louvado sejas o Magalhães ..." Estamos, 2008 anos depois, perante o novo salvador do mundo, ou pelo menos de Portugal. O que importa ter reformados a ganhar 200€ e a gasta-los em medicamentos? O que importa ter escolas em que a chuva escorre pelas paredes (interiores) e o cheiro a mofo é insuportável? De que adianta a taxa de desemprego estar a subir todos os dias? Chegou o Magalhães (para alguns! outros tiveram-no por meia hora até os jornalistas irem embora!) ... acabaram-se os problemas. Espero que para 2009 chegue o Cabral, porque o (que) Gama ...já temos tido... e muito!
N - Nélson Évora - A única medalha de ouro de Portugal nos JO. Merece o destaque, tanto mais por se tratar de uma disciplina técnica, que como todos sabem ... faz excelente uso dos estádios que se construiram para o Euro. Parabéns!
O - Obama, Barack - Uma nova janela de esperança se abre para os EUA e para o Mundo. O futuro será negro, mas contamos com Barack para dar mais cor a este mundo tão cinzento. Espero voltar a acreditar em alguém... Eu acredito!
P - Petróleo - Mais uma vez continuamos reféns deste recurso. Num só ano atingiu o seu valor máximo ... e quase o mínimo. E as consequências que isto tem no dia-a-dia? Não há alternativas para acabar com esta dependência?
Q - Queijo - Parem de dar queijo ao noso PM! Só pode ser esta a explicação para o esquecimento das promessas feitas ... em campanha. Falta de seriedade e honestidade? Não! Prepotência e arrogância? Não. São efeitos colaterais do queijo. Mas agora chegou a nossa vez de comer queijo ... e receber de braços abertos as "oferendas" que estão a chegar. Rapidamente, muitos de nós, se vão esquecer do passado e ... à custa do queijo ... vamos recolocá-lo no poder outra vez.
R - Ronaldo, Cristiano - Teve um ano em cheio (de gajas). Fez uma época brilhante ao alcance de muito poucos. Daí o lugar de destaque que ocupa no panorama do futebol mundial. Estará lá a sua marca ... por muitos anos!
S - Sócrates e os SóCretinos (seguidores) - Numa palavra ... poupem-me! Estou cansado deste modus operandi de gatunagem refinada, de irresponsabilidade desmedida, de ousadia cobarde, de prepotência prepotente, de ... brindes ... agora que estão a chegar as eleições! Sou democrata e respeito os eleitos ... mas orgulho-me de não ter votado naquele "rebanho"!
T - Tragédias Humanas - Continua a verificar-se um pouco por todo lado situações não dignas para a condição humana: Darfur, Iraque, Palestina, Afeganistão, ... Numa civilização do século XXI parece estranho, todos nós, compactuarmos com estas situações ... mas o que podemos nós fazer? Exercer uma Cidadania mais activa!
U - Ufa! está a chegar ao fim 2008! - Foi um ano muito ... muito estranho! Esperemos que o próximo não se revele a continuidade, mas se traduza em ruptura.
V - Vanessa Fernandes - A outra medalha portuguesa no JO - prata. Apesar de saber a pouco fica a certeza que esta atleta ... ainda nos irá dar muitas alegrias! Parabéns!
W - Wall Street - Tão bem protegida quanto aos ataques de terroristas. Tão bem preparada para lidar com os perigos que vinham do exterior ... acaba por (quase) colapsar ... por dentro. O verdadeiro perigo era interno: Madoff's, Subprime, ... and so on. Que lição!
X - Xiiiiii.. - Xiqueiro é assim que se escreve? Deixem lá ... fico por aqui!
Y - Yes we can! - Esta mensagem é forte. Cabe a cada um de nós alimentá-la e fortalecer ainda mais o seu sentido. Não só nos EUA ... mas também por cá! Esta é uma das vantagens da globalização. Sim nós podemos!
Z - Zzzzz....zzzzz - O sono profundo em que estamos mergulhados (Portugal). Quando acordarmos, lá para Dezembro de 2009 ... espero que não seja tarde e que possamos ainda corrigir o tamanho do "fardo" que estamos a deixar para os nossos descendentes.
BOM 2009 ...