segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

New York ... the BIG, lovely, imponente... Apple!

Tive o prazer de, neste último ano, ter visitado as três mais importantes cidades mundiais: Paris, Londres e ... Nova York!

Mas falar de New York é ... recordar um local único.
Não há palavras para descrever o turbilhão de emoções, visões, locais ... a cada local que se vai ... é algo de delicioso, qual maça golden suculenta!

Vamos começar ... com ordem mas, por onde começar? Não importa, tudo encaixa da perfeição.

A ilha de Manhatten concentra tão densamente locais fascinantes:

Time Square- o mais famoso cruzamento do mundo inunda-nos de neon, e deixa-nos boquiabertos de tanta informação em simultâneo. Mas o mais fascinante é o movimento de pessoas ... vida 24 horas por dia! Virgin, MTV, Toy's r Us (maior do mundo), M&M's (loja dedicada a esta marca ... única! Como é possível criar tanto em redor de uma marca ... fascinante), Planet Hollywood, Hard Rock Café, NYPD, Broadway, ... Uau!











Fifth Avenue - Será a avenida mais luxuosa do mundo? Qual Champs Elisée! Tudo (o que é caro!) está lá.

Central Park - Como é possível um jardim daqueles, tão bem enquadrado no espaço urbano. Delicioso, tranquilo, seguro ... fantástico;

ONU - pelo simbolismo que representa é um local a visitar, tanto mais que respira PAZ. É ver cidadãos de todo mundo em busca do bocadinho do seu país neste espaço ...











Empire State Building - Subir ao topo de noite é qualquer coisa ... olhar para baixo é demais! Parece que estamos num episódio do CSI New York ... não vi lá o King Kong! Lá no topo apenas se ouve duas coisas: o vento a soprar e as sirenes da polícia ao longe! Único.

Estátua da Liberdade - Pelo simbolismo que representa ... vale a pena ir até lá mas ... acaba por ser uma desilusão ... é tão pequena! Na TV parece uma coisa monstruosa, mas não ... é pequenina. Mas na altura do pôr do sol, ganha outros contornos e reveste-se de uma luminosidade que nos enfeitiça.

Wall Street - Centro financeiro do mundo ... antes da crise. Lugar em que as medidas de segurança até assustam ... Nada que tivesse segurado o Maddoff!

Ground Zero - O enorme buraco que restou após os 11 de Setembro ... deixa quem por lá passa com um misto de espanto (pela dimensão), emoção (pelo acontecimento), e revolta (pois nada justifica tal acto). Agora renasce sob o tema da Freedom Tower ...




Brooklim Bridge - Frágil ... romântica, convite ao seu atravessamento a pé. Fantástico!

Museus - MoMa (arte moderna), Guggenheim, História Natural, ... o tempo não chega!

Skyline nocturno de New York -Esta é uma sugestão pessoal ... que me provocou ... algo! Vir de Staten Island, à noite, a ouvir New York, New York e deixar que nos aparece diante dos olhos aquela tela é ... comovente. Se há sentimentos que consigo visualizar com nitidez ... é essa visão deslumbrante que nenhuma fotografia consegue transmitir.

E tanto mais havia para dizer sobre New York ... não tardará e lá estarei de novo.

Aviso 1: Em New York não se fala Inglês ... a língua oficial é o Spanglish ... Podemos ir a qualquer lado (restaurante por exemplo) e ouvir "Michael cerra la ventana para que la fly can go!". É um misto de Espanhol com Inglês ... delicioso! Faz lembrar os nossos avec's ... só que soa melhor!

Aviso 2: New York é um local seguro ... Tive o prazer de me passear pelas ruas a altas horas da noite e a presença policial faz-se sentir em cada esquina, para além do recente sistema videovigilância. Mais seguro lá do que cá ... seguramente!

Aviso 3: Os americanos estão cheios do W. Bush. Há marcadores electrónicos em contagem decrescente para a saída do actual presidente ... isto em montras de lojas ... algumas finas!

Aviso 4: Os americanos são normais ... não são tacanhos, nem burros, ousam é levantar a cabelça e recusam ser como os outros!

Aviso 5: É possível convivermos pacificamente com todos. New York não é americana é ... do mundo! Parece um puzzle de raças, etnias, credos, religiões ... todos em harmonia perfeita que fazem o sistema funcionar.

Aviso 6: Vão lá ...

Fico por aqui ... tengo que ir work!

Sem comentários: